Arquitetura Barroca
Data
de inicio
Barroco (palavra cujo significado tanto pode
ser pérola irregular quanto mau gosto) é o período da arte que vai de 1600 a
1780.
Características
Caracteriza pela monumentalidade das dimensões,
opulência das formas e excesso de ornamentação. É o estilo da grandiloquência e
do exagero. Essas carecterísticas todas podem ser explicadas pelo fato de o
barroco ter sido um tipo de expressão de cunho propagandista.
Momento
histórico
O absolutismo
monárquico e a Igreja da Contra-Reforma utilizaram o barroco como manifestação
de grandeza. Nascido em Roma a partir das formas do cinquecento renascentista,
logo se diversificou em vários estilos paralelos, à medida que cada país
europeu o adotava e o adaptava à sua própria idiossincrasia. Nações
protestantes como a Inglaterra, por exemplo, criaram uma versão mais moderada
do estilo, com edifícios de fachadas bem menos carregadas que as italianas.
Um dos traços
fundamentais desse vasto período é que durante seu apogeu as artes plásticas
conseguiram uma integração total. A arquitetura, monumental, com exuberantes
fachadas de mármore e ornatos de gesso, ou as obras de Borromini,
caracterizadas pela projeção tridimensional de planos côncavos e convexos,
serviram de palco ideal para as pinturas apoteóticas das abóbadas e as
dramáticas esculturas de mármore branco que decoravam os interiores.
Na arquitetura
barroca, os conceitos de volume e simetria vigentes no renascimento são
substituídos pelo dinamismo e pela teatralidade. O produto desse novo modo de
desenhar os espaços é uma edificação de proporções ciclópicas, em que mais do
que a exatidão da geometria prevalece a superposição de planos e volumes, um
recurso que tende a produzir diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas
quanto no desenho dos interiores.
Quanto à arquitetura
sacra, as proporções antropomórficas das colunas renascentistas foram
duplicadas, para poder percorrer sem interrupções as novas fachadas de
pavimento duplo, segundo o modelo da construção de Il Gesú, em Roma, primeira
igreja da Contra-Reforma.
A partir de 1630,
começam a proliferar as plantas elípticas e ovaladas de dimensões menores. Isso
logo se transformaria numa das características arquitetônicas típicas do
barroco. São as igrejas de Maderno e Borromini, nas quais as formas
arredondadas substituíram as angulosas e as paredes parecem se curvar de dentro
para fora e vice-versa, numa sucessão côncava e convexa, dotando o conjunto de
um forte dinamismo.
Quanto à arquitetura
palaciana, o palácio barroco era construído em três pavimentos. Em vez de se
concentrarem num só bloco cúbico, como os renascentistas, parecem estender-se
sem limites sobre a paisagem, em várias alas, numa repetição interminável de
colunas e janelas. A edificação mais representativa dessa época é o Palácio de
Versalhes, manifestação messiânica das ambições absolutistas de Luís XIV, o Rei
Sol, que pretendia, com essa obra, reunir ao seu redor - para desse modo debilitá-los
- todos os nobres poderosos das cortes de seus país. Seguindo o exemplo do
Palácio de Versalhes, são construídas nas diversas cortes europérias palácios
faustosos, cercados de jardins imensos, aproximando-se do que logo viria a ser
o neoclassicismo
O Escorial, fusão de
estilos e arquitetos, é de uma monumentalidade até então sem precedentes na
Europa. Na Itália, ao combinar essas proporções com uma profusa ornamentação
maneirista, seus artistas definiram o nascimento da arquitetura barroca.
No
Brasil
Na
arquitetura barroca, a expressão típica são as Igrejas, construídas em grande
quantidade durante o movimento de Contra-Reforma. Rejeitando a simetria do
renascimento, destacam o dinamismo e a imponência, reforçados pela emotividade
conseguida através de meandros, elementos contorcidos e espirais, produzindo
diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos
interiores.
Quanto
à arquitetura sacra, compõe-se de variados elementos que pretendem dar o efeito
de intensa emoção e grandeza. O teto elevado e elaborado com elementos de
escultura dão uma dimensão do infinito; as janelas permitem a penetração da luz
de modo a destacar as principais esculturas; as colunas transmitem uma
impressão de poder e de movimento.
Quanto
à arquitetura palaciana, o palácio barroco era
construído em três pavimentos. Os palácios, em vez de se concentrarem num só
bloco cúbico, como os renascentistas, parecem estender-se sem limites sobre a
paisagem, em várias alas, numa repetição interminável de colunas e janelas. A
edificação mais representativa dessa época é o de Versalhes, manifestação
messiânica das ambições absolutistas de Luís XIV, o Rei Sol, que pretendia, com
essa obra, reunir ao seu redor - para desse modo debilitá-los - todos os nobres
poderosos das cortes de seu país.
Em
Portugal
A arquitetura Barroca em Portugal tem uma
situação muito particular e uma periodização diferente do resto da Europa. É
condicionada por diversos factores políticos, artísticos e económicos que
originam várias fases e diferentes tipos de influências exteriores, resultando
numa mistura original, frequentemente mal compreendida por quem procura ver
arte italiana, mas com formas e carácter próprios.
Inicia-se numa conjuntura complicada, com o
esforço financeiro do reino canalizado para a guerra de independência, após 60
anos de reis espanhóis (D. Filipe I, II e III). Outro fator
fundamental é a existência da arquitetura
Jesuítica, também a chamada Arquitetura
Chã. São edifícios basilicais de nave única, capela-mor profunda, naves
laterais transformadas em capelas interligadas (pequenas portas de
comunicação), interior sem decoração e exterior com portal janelas e muito
simples. É um tipo de edifício muito prático, permitindo ser construído por
todo o império com pequenas adaptações, e pronto a receber decoração quando se
pensar serás da época e o fausto a que o reino chegou. A talha dourada assume características
nacionais e posteriormente "joaninas" devido à importância e riqueza
dos programas decorativos. A pintura, escultura, artes decorativas e azulejo também atravessam uma
época de grande desenvolvimento.
O barroco na verdade não sente grande falta
de edifícios porque permite transformar através da talha dourada, (pintura,
azulejo, etc.) espaços áridos em aparatosos cenários decorativos. O mesmo se
poderia aplicar aos exteriores. Permitem posteriormente aplicar decoração ou
simplesmente construir o mesmo tipo de edifício adaptando a decoração ao gosto
da época e do local. Prático e económico.
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