segunda-feira, 31 de dezembro de 2012


LITERATURA INFORMATIVA


O que é?


       É um tipo de literatura composta por documentos a respeito das condições gerais da terra conquistada, as prováveis riquezas, a paisagem física e humana, etc. 
       Em princípio, a visão europeia é idílica: a América surge como o paraíso perdido e os nativos são apresentados sob tintas favoráveis. Porém, na segunda metade do século XVI, à medida em que os índios iniciam a guerra contra os invasores, a visão rósea transforma-se e os habitantes da terra são pintados como seres bárbaros e primitivos.

Características básicas da literatura de informação


  •     Baseava-se nos padrões estéticos medievais, entretanto, nas crônicas de viagem, como também eram chamados os textos produzidos neste momento histórico, os valores do classicismo são evidentes: as obras eram lidas principalmente na Espanha e em Portugal, para satisfazer a curiosidade dos europeus sobre a Nova Terra e, como não poderia deixar de ser, escritas por comerciantes, militares e viajantes também europeus que, em sua maioria, desejavam enriquecer facilmente.
  •      Nas obras era evidente a opinião do autor; Sempre achando que a nova colônia representava uma grande fonte de lucro para os cofres portugueses. Registra o impacto da nova terra sobre o europeu descobridor ou observador.

Momento histórico

       Literatura informativa tem origem através das cartas de navegantes, missionários e aventureiros.
       Os missionários se impressionaram com a beleza que o Brasil oferecia, suas variedades de árvores, cores, animais.
       A principal literatura informativa foi a Carta de Caminha que serviu para informar como eram os nativos, como viviam, não se vestiam e não tinham vergonha de mostrar suas partes intimas, bem diferente da cultura europeia.
       A Carta de Caminha explica como os índios se comunicavam com os portugueses e através dela podemos compreender que os índios poderiam trocar um simples colar por ouro.
       Quando os portugueses eram capturados pelos selvagens, eram espancados, roubados e comidos. Assim vingando-se dos navegantes que queriam apossar-se de suas riquezas.

Perfil literário


       Fornece aos leitores o retrato da ideologia da época, tal como a impressão dos colonizadores quanto à natureza e clima tropical brasileiro. Além destes, há também o primeiro contato do europeu com os nativos.
indígenas locais, retratando-os.

       O principal representante desta escola literária foi Pero Vaz de Caminha, com sua Carta a El-Rei Dom Manuel sobre o descobrimento do Brasil. Houve outros escritores do estilo, porém com temáticas quase idênticas entre si, no qual relatavam a fauna e flora locais, assim como o clima e solo, com objetivos principais ligados ao mercantilismo.

AUTORES E OBRAS


• “Carta de Descobrimento do Brasil” (1500), Pero Vaz de Caminha
• “Diário de Navegação”(1530), de Pero Lopes de Sousa.
• “Duas Viagens ao Brasil”(1557), de Hans Staden
• “Tratado da Terra do Brasil e História da Província de Santa Cruz a que Vulgarmente chamamos Brasil”(1576), de Pero de Magalhães Gândavo.
“Narrativa Epistolar”(1583) e “Tratados da Terra e da Gente do Brasil” (?), do Padre jesuíta Fernão Cardim.
“Tratado Descritivo do Brasil”(1587), de Gabiel Soares de Sousa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário